Copa do Brasil: São Paulo segura o Flamengo e conquista título inédito da Copa do Brasil

Compartilhe esta notícia:

O time paulista venceu o primeiro jogo e empatou o segundo, garantindo vaga direta à Libertadores.

O São Paulo é o grande campeão da Copa do Brasil 2023. Jogando no Morumbi, na tarde deste domingo (24), o time da capital paulista conseguiu segurar a pressão do Flamengo e empatou por 1 a 1 no segundo e decisivo jogo da final. O time paulista ficou com a taça, pois venceu o jogo da ida, no Maracanã, por 1 a 0.

O resultado significa o primeiro título da equipe paulista na história da competição nacional, além de uma classificação direta na fase de Grupos da Copa Libertadores da América em 2024. Enquanto isso, o Flamengo precisa garantir sua vaga no Brasileirão.

A grande decisão da Copa do Brasil começou com tudo. Logo no primeiro minuto de jogo, a defesa do São Paulo bobeou e a bola sobrou para Pedro, que entrou na área e chutou cruzado, mas parou em Rafael. A pressão carioca seguiu presente na partida. Aos 18, Ayrton Lucas achou Gerson na área, que cortou Beraldo e tentou chutar de trivela, mas também parou em Rafael.

O São Paulo chegou pela primeira vez com perigo aos 20, quando Caio Paulista deu dois chapéus na área, mas Wesley desarmou no momento da definição. Aos 22, o lateral novamente chegou com perigo ao desarmar Arrascaeta e cruzar para Calleri, porém, mesmo com saída ruim de Rossi, o atacante não aproveitou.

Ao fim do primeiro tempo, o São Paulo esboçou uma reação à pressão constante do Flamengo. Aos 35, Wellington Rato tentou de fora da área, passando muito perto do gol de Rossi. Aos 37, Lucas Moura foi quem quase fez um golaço no Morumbi. O camisa 7 mandou um voleio, rente à trave carioca.

Porém, quem reagiu com estilo foi o Flamengo. Aos 40, Pedro tentou de longe e mandou muito perto do gol de Rafael, quase abrindo o placar. O que não demorou a acontecer. Aos 43, Pulgar chutou cruzado para boa defesa de Rafael. A bola ainda bateu na trave e no rebote voltou no joelho de Bruno Henrique, que mandou para o fundo do gol.

Quando parecia que a partida iria para o intervalo com o time carioca na frente, o São Paulo respondeu. Aos 49, Wellington Rato levantou a bola na área. Rossi tentou afastar de soco, mas a bola sobrou para Rodrigo Nestor, que de primeira marcou um golaço e empatou o jogo no Morumbi e levou a partida para o intervalo em 1 a 1.

Rodrigo Nestor se emocionou na comemoração do gol que valeu o título ao São Paulo – Foto: Alexandre Battibugli / Agência Paulistão

Na volta para o segundo tempo, o Flamengo novamente adotou a estratégia da pressão. Aos dois minutos, Wesley disparou na ponta direita e cruzou na área para defesa de Rafael. No rebote, Fabrício Bruno pegou de primeira e chutou muito próximo ao gol paulista.

O time visitante até esboçou mais uma pressão, mas o São Paulo passou a segurar o resultado. Sem muita objetividade, o time da casa passou a fechar os espaços do Flamengo, que conseguiu chegar com perigo somente aos 33, quando Luiz Araújo chutou de longe e a bola passou rente à trave de Rafael.

Aos 41, em grande jogada de Michel Araújo pela esquerda, o meia achou Lucas, que avançou em direção à área e entregou para Luciano, que cara a cara com Rossi, mandou para fora. Aos 47, o Flamengo tentou responder com Pulgar, que recebeu cruzamento na marca do pênalti e chutou para fora.

Aos 48, Luciano teve a chance de matar o duelo, mas o chute cruzado foi pelo lado de fora da rede. Aos 50, o Flamengo respondeu novamente com Ayrton Lucas, que bateu da entrada da área e quase marcou, mas parou em defesa milagrosa de Rafael, no canto. O São Paulo então passou a segurar o resultado até o fim.

Compartilhe esta notícia: